quarta-feira, 17 de junho de 2009

VW Microbus ECO

Alexandre Verdier
"It’s a new way to use technology. I want to build a car that’s low impact and makes the most out of nature."
O Designer Industrial canadiano Alexandre Verdier desenhou uma nova versão ECO da carrinha "Pão de Forma". Pormenores técnicos sobre carros não é bem a minha área, mas posso dizer que virá equipado com motor híbrido e uns fantásticos painéis solares! Tem também uma série de esconderijos e multifuncionalidades no interior muito interessantes.

domingo, 14 de junho de 2009

Depois de algumas confusões com a Câmara Municipal de Lisboa, finalmente temos a exposição inaugural do Museu do Design e da Moda! Ok, é verdade que por agora temos somente uma ínfima amostra da colecção Francisco Capelo e uma cafetaria com mesas e bancos de cortiça... Mas pelo menos já é um princípio de Museu, desde que o Museu do Design fechou no Centro Cultural de Belém.
Até à inauguração oficial do Museu em 2010, vamo-nos entretendo com uma ou outra exposição que por lá vai havendo.

sábado, 13 de junho de 2009

O Design!


Para quem conhece/ não conhece/ gostava de conhecer/ tem interesse/ não tem interesse em Design! É só clicar na AQUI para ver o pdf.

”Sometimes just going for a walk in the park where I live is the most inspiring thing- seeing a shadow, a puddle or a leaf.”
Tord Boontje

Tord Boontje nasceu na Holanda, na cidade de Enschede a 3 de Outubro de 1968.
Estudou design industrial na Design Academy em Eidhoven e posteriormente, no Royal College of Art em Londres, onde actualmente é professor, após convite de Ron Arad que tanto admira.
Trabalhou durante algum tempo, em 1990, no Studio Alchimia, em Milão, de onde saiu por divergências de estéticas e métodos de trabalho e por pouco ter contactado com Alessandro Mendini, o fundador do Estúdio.

Na sua carreira destacam-se algumas distinções:
- Foi o primeiro Designer do Ano do Design Museum, em 2003;
- Foi eleito Designer do Ano pela revista Elle Decoration, em 2003;
- Foi vencedor da melhor criação de design na Gift fair de Nova Iorque, em 2004.

Algumas das suas peças fazem parte do acervo do MoMA de Nova Iorque.
Colaborou com Alexander McQueen na criação de óculos e relógios, numa parceria que funcionou muito bem em termos pessoais e produtivos.

Desde os trabalhos realizados na faculdade que revela grandes conhecimentos e originalidade, onde estava sempre entusiasmado com o trabalho, mostrando-se disponível para partilhar as suas ideias.

As suas inspirações centram-se principalmente na natureza e nas suas possibilidades formais infinitas, o que levou à criação de uma estética muito própria, situada algures entre a fantasia e a realidade, repleta de formas florais e animais que invocam calma e beleza, como o coelho, o veado, pássaros exóticos, entre outros. As estações do ano, especialmente o contraste entre a Primavera e o Inverno, são elementos que influenciam bastante o seu trabalho.
Para mais informações: www.tordboontje.com

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Otl Aicher (1922–1991)

Otl Aicher, aclamdo Designer Gráfico alemão, desenvolveu um conjunto de pictogramas de desportoe também a mascote Waldi para os Jogos Olímpicos de Zurique em 1972. Baseados num sistema de construção bastante simples, é ainda hoje considerado como exemplo de bom design.




Em conjunto com Inge Scholl e Max Bill, funda a escola de Design de Ulm (HfG - Hochschule für Gestaltung Ulm), que se tornou um paradigma no ensino do design alemão entre os anos 50 e 60, da qual é reitor entre 1962 e 1964. Mais tarde cria o "E5 - Entwicklungs, gruppe 5", grupo constituído por alguns alunos da Escola, cujos trabalhos mais importantes são realizados para a Braun (produtos) e Lufthansa em 1964 (identidade corporativa).

Tomás Maldonado vs Max Bill



"Design é Arte" Max Bill
vs
"Design não é Arte" Tomás Maldonado

Tomás Maldonado (1922):
Autor do livro "Design Industrial"

"O Engenheiro trabalha com o Km, o Arquitecto com o m e o Designer com o Cm."
Max Bill (1908-1994):
Professor e Director da Escola de Ulm (Hochschule für Gestaltung - HfG )
"A forma segue a função"
Para saber mais sobre a Escola de Ulm:

John Dewey (1859-1952)

"Aprender Fazendo"

Para mais informações é só consultar estes links:

http://afilosofia.no.sapo.pt/DEWEY.htm

http://www.johndewey.org/Welcome.html

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Peter Behrens e Walter Gropius


Peter Behrens- 1º Designer
(1868-1940)
Peter Behrens. Ventoínha desenhada para a AEG. Fábrica da AEG.


Em 1892, juntamente com alguns colegas, funda o movimento Munich Sezession, dedicando-se às artes gráficas, à pintura e ao desenho.
Em 1907, o director da AEG (Companhia Eléctrica Geral) nomeia-o consultor artístico da empresa, passando Behrens a ser reponsável pelos projectos de edifícios, de equipamento, de peças industriais (candeeiros e cadeiras) ou de produtos gráficos (logótipos, papéis de carta). Esta situação permite-lhe desenvolver a aspirada relação entre arquitectura, desenho e indústria, o que o transforma num dos profissionais mais interessantes na Alemanha desta época. O seu trabalho mais importante para esta empresa foi precisamente um conjunto de edifícios fabris, dos quais se destaca a Fábrica de Turbinas, onde utilizou livremente as novas possibilidades técnicas, acentuando o contraste entre o betão enquanto suporte e o vidro enquanto preenchimento.
Neste período, Peter Behrens contou com a colaboração de Le Corbusier, de Walter Gropius e de Mies van der Rohe, tendo exercido grande influência na formação destes jovens arquitectos.

(in http://www.infopedia.pt/$peter-behrens)



Walter Gropius- 1º Professor de Design
(1883-1969)

Walter Gropius. Edifício da Bauhaus em Dessau. Bule.

Conhecido por dar nova aplicação funcional à arte e desenvolver novos métodos e materiais destinados à construção. Nascido em Berlim, estuda em Munique e, em 1910, trabalha como assistente de Peter Behrens. No ano seguinte constrói a Fábrica Fagus, em Alfeld-an-der-Leine, considerada a primeira obra em estilo moderno. Em 1919, já diretor da Escola de Weimar, funda a Bauhaus, primeira escola de desenho industrial moderno. Em 1925 muda a escola para Dessau, ocupando um prédio desenhado por ele.

Dirige a Bauhaus até 1928, chefiando uma equipe de professores composta de artistas consagrados, como o norte-americano Lyonel Feininger, o suíço Paul Klee e o russo Vassíli Kandínski. Pressionado pelo nazismo, abandona o país em 1934 e vai para a Inglaterra, onde projeta fábricas e prédios estatais.